Plano de Formação Anual

Projetos de Formação à Medida

Certificação

de Entidades

Formadoras

Medidas

Covid-19

Avaliação de Desempenho

Apoio Extraordinário à Manutenção de Contratos de Trabalho

Plano de Formação Anual

A formação, a aprendizagem e o conhecimento são uma necessidade e uma condição para a capacidade competitiva, tanto para os indivíduos, como para as empresas. É crucial, para que os empresários e os gestores se tornem facilitadores e promotores das competências dos colaboradores.

O Plano de Formação Interna deve ser desenvolvido anualmente na empresa e procurar responder aos contínuos desafios, integrando as necessidades formativas dos colaboradores, num alinhamento com a missão e os objetivos estratégicos da empresa.

O Plano é um instrumento de trabalho dinâmico que deve conter novas propostas e contribuir para a cultura empresarial assente na aprendizagem individual e organizacional.

 

A Academia do Ave realiza o seu Plano de Formação Anual.

 

 

Projetos de Formação à Medida

Através de uma Assessoria personalizada respondemos de forma eficaz às necessidades formativas específicas de cada cliente/empresa.

Estas soluções de formação à medida estão orientadas para as empresas e organizações que não pretendem realizar ações formativas pré-definidas em catálogo e que requerem de personalização, seja na forma de ministrar, nos conteúdos ou na metodologia do processo formativo.

Áreas de Formação: Desenvolvimento pessoal; Comércio; Contabilidade e fiscalidade; Gestão e administração; Enquadramento na organização/empresa; Ciências informáticas; Informática na ótica do utilizador; Eletrónica e automação; Saúde: programas não classificados noutra área de formação; Serviços de apoio a crianças e jovens; Trabalho social e orientação; Desporto.

 

Procedimentos do assessor:

- Identificação das necessidades de formação

- Planificação da Formação

  • Definição de objetivos

  • Metodologia de formação (presencial, à distância, e-learning)

  • Definição de grupos formativos (destinatários)

  • Local de realização (Empresa, Academia do Ave, plataformas e-learning)

  • Calendarização

  • Apresentação do/a Formador/a

- Implementação

 


Certificação de Entidades  Formadoras | DGERT
 

O Sistema de Certificação de Entidades Formadoras, que entrou em vigor a 5 de novembro de 2010, Portaria nº 851/2010 de 6 de setembro, alterada e republicada pela Portaria nº 208/2013 de 26 de junho, é um dos garantes da qualidade do SNQ – Sistema Nacional de Qualificações em Portugal, e regula o sistema de certificação inserido na política de qualidade dos serviços das entidades formadoras, gerido pela DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho através:

  • do reconhecimento de práticas pedagógicas adequadas no desenvolvimento de atividades formativas por parte das entidades formadoras;

  • de auditorias que permitem um acompanhamento regular da atividade das entidades formadoras.

 

 

Apoio Extraordinário à Manutenção de Contratos de Trabalho em Situação de Crise Empresarial - Formação Profissional

No âmbito das medidas COVID-19, está previsto o apoio extraordinário à manutenção de contratos de trabalho em situação de crise empresarial - Formação profissional, prevista no n.º 1 artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 10-G/2020, de 26 de março, na sua atual redação, trata-se de um apoio financeiro às entidades empregadoras de natureza privada e do setor social que pretendem desenvolver um Plano de Formação Financiada para os seus trabalhadores com os seguintes apoios:

 

  • Bolsa de formação, no valor correspondente a 30% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) a atribuir, em partes iguais, ao trabalhador e à entidade empregadora, e a ser entregue a esta última (cf. n.ºs 5 e 6 do artigo 305.º do Código do Trabalho);

  • Apoio à alimentação – de montante igual ao atribuído aos trabalhadores com vínculo de trabalho em funções públicas, nos dias em que a frequência da formação seja igual ou superior a três horas. A concessão deste apoio está condicionada ao facto de o trabalhador não auferir outro tipo de apoio equivalente atribuído pela entidade empregadora. Os valores dos apoios acima mencionados são pagos diretamente à entidade empregadora. No caso do valor correspondente à Bolsa de formação, a entidade assume a responsabilidade de entregar ao trabalhador 50% do montante recebido, devendo, no que respeita ao valor do apoio à alimentação, quando devido, ser integralmente transferido a cada trabalhador atenta a sua assiduidade na formação.

  • Os custos da implementação da formação são pagos à entidade formadora externa, caso exista.

 

Medidas Covid-19: Como podemos ajudar?

  • Apoiar na submissão da candidatura ao IEFP

  • Identificar e planear as necessidades formativas

  • Identificar os cursos do catálogo nacional de qualificações

  • Orçamentar e calendarizar o plano de formação

  • Desenvolver formação modular e-Learning

  • Criar o dossier técnico-pedagógico

  • Fazer a avaliação da satisfação dos formados e a eficácia da formação

Avaliação de desempenho

A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta para conhecer e medir a performance dos indivíduos numa organização e é um dos pilares da prática da gestão de desempenho para melhorar os resultados coletivos e individuais. É fundamental para alcançar as metas e fornecer ao setor de Recursos Humanos dados importantes sobre a atuação de cada profissional, subsidiando decisões importantes junto dos gestores.

Qual o principal objetivo da Avaliação de Desempenho?

Identificar os pontos fracos do colaborador e desenvolvê-los. Utilizando o mapeamento de competências, a avaliação de desempenho mostra quais são os pontos fortes e fracos do colaborador. E, com as informações do colaborador, o gestor pode montar um plano de desenvolvimento mais eficaz.

Como implementar a Avaliação de Desempenho na sua empresa?

O consultor da Academia do Ave desenvolve os seguintes procedimentos junto da gerência ou chefias da empresa:

1 – Definição das competências e metas.
2 – Estabelecer prazos.

3 – Fazer uma avaliação 360°

4 – Identificação dos pontos fracos.

5 – Desenvolvimento e feedback contínuo

Explicado o procedimento da Avaliação de Desempenho, quais os seus objetivos e como implementá-la, está na hora de agir.
Contacte-nos.